Era uma vez um homem que caminhava numa estrada, quando deparou com um grupo de moradores de um vilarejo que vinha aterrorizado em sua direção.
Ele parou e perguntou o que estava acontecendo. Todos choravam e, demonstrando medo, afirmaram que havia um monstro terrível nos campos de suas propriedades, enquanto apontavam para o “monstro”.
Mas quando o viajante olhou naquela direção, tudo o que viu foi uma enorme melancia.
Voltando-se para os moradores, indignado e com raiva, chamou-os de ignorantes, afirmando que aquilo não era um monstro e sim uma fruta.
Os moradores insistiram que era um monstro. O caminhante, nervoso acusou-os de estarem mentindo. Então eles o mataram, considerando-o um louco.
Pouco tempo depois, outro viajante, um homem mais sábio, veio na mesma direção e, como no primeiro caso, perguntou sobre o problema.
Também viu somente uma melancia. Mas sua reação foi diferente: com a mão trêmula tirou a faca da cintura e, com um movimento rápido, correu até o campo e pulou na melancia, cortando-a em vários pedaços.
Os moradores pularam de alegria ao ver seu inimigo destruído.
Aclamaram o viajante líder do vilarejo, posição que manteve até que lhe foi possível mostrar a diferença entre um monstro e uma melancia.
Autor Desconhecido.
Se por acaso você conhecer a autoria dessa história, por favor, entre em contato conosco.