Histórias

Festa no céu

A Mãe dos Bichos, com surpresa geral da fauna apareceu enfim corporificada na floresta. Até então ninguém a vira. Ouviam-lhe apenas o canto e a fala. Mostrara-se linda e majestosa. Carregava o aspecto augusto de uma deusa e lembrava no feitio o ar soberano da ave do paraíso, se bem que as cores fossem outras. …

Festa no céu Leia mais »

Viagem através do sol

Viagem através do sol - Maria Rosa Colaço
Foto por Dragos Gontariu em Unsplash

Uma criança sentou-se na tarde agreste e pintou o sol. A sala onde a criança estava ficou iluminada e fresca. Depois, a criança misturou as tintas, a água, o sonho e, num grande cartão, lentamente, foi erguendo prados, lezírias, florestas, aves, flores inesperadas. Então, chamou a irmã que a um canto assistia à criação deste …

Viagem através do sol Leia mais »

A vassoura deprimida

Era uma vez uma vassoura que vivia atrás de uma porta. A coitada não era usada como antes. Estava velha, acabada. A dona da casa já não precisava tanto  dela. Um dia, muito triste, a vassoura resolveu desabafar com o pano de chão que estava pendurado num prego. – Pois é amigo. Um dia eu …

A vassoura deprimida Leia mais »

As três romãs

Era uma princesa que sabia muito bem o queria. Ela passava as tardes na janela do seu quarto, que ficava num palácio de paredes de prata, que ficava num vale, onde havia um lago, que refletia a luz do sol. Como todas as princesas de verdade, era bela. No seu rosto ela reunia a beleza …

As três romãs Leia mais »

As três perguntas – II

Certo rei um dia apercebeu-se que se soubesse sempre a hora de começar, se soubesse sempre quem eram as pessoas a ouvir e a quem evitar, e acima de tudo, se soubesse o mais importante a fazer, ele nunca falharia no que empreendesse. E quando lhe ocorreu a idéia, proclamou por todo o reino que …

As três perguntas – II Leia mais »

As três perguntas

Era uma vez um menino chamado Nikolai que às vezes não sabia muito bem como agir. – Quero ser uma boa pessoa – ele dizia aos amigos -, mas nem sempre sei a melhor maneira de fazer isso. Os amigos de Nikolai entendiam e queriam ajudá-lo. – Se eu conseguisse encontrar as respostas para as …

As três perguntas Leia mais »

As três peneiras

Dona Flora foi transferida de sessão na fábrica onde trabalhava. Para fazer média com o novo chefe, logo foi dizendo: – Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito da Zefinha… – nem chegando a terminar a frase. – Espere um pouco, Dona Flora. O que vai me contar já passou pelas …

As três peneiras Leia mais »

As três fiandeiras

Era uma vez uma moça muito preguiçosa, que não queria fiar, por mais que sua mãe a mandasse. Afinal, a mãe perdeu a paciência e bateu na filha, que começou a chorar muito alto. Justamente então, a Rainha estava passando diante da casa e ouviu o choro da moça. Mandou então parar a carruagem, entrou …

As três fiandeiras Leia mais »

As três árvores

Há muito e muito tempo, existiam no alto de uma montanha, três pequenas árvores, que viviam sonhando o que queriam ser quando se tornassem árvores grandes e fortes. A primeira arvorezinha olhava sempre para o alto, para as estrelas, e um dia disse: – Eu quero carregar tesouros preciosos e ser coberta de ouro e …

As três árvores Leia mais »

Rolar para cima