A lagarta e os animais selvagens

Uma vez, uma lagarta entrou na casa de uma lebre, durante a ausência desta. Ao regressar, a lebre viu os rastos no chão e gritou: – Quem está na minha casa?

A lagarta respondeu com uma voz muito forte: – Eu sou um guerreiro, filho do homem de alta estatura, ao qual, na batalha de Kurtiale, se desprenderam os anéis do tornozelo. Eu derrubo o rinoceronte e transformo em esterco de vaca o elefante. Eu sou invencível!

A lebre foi-se embora, dizendo: – Que pode fazer um animal pequeno, como eu, com um que espezinha um elefante como se fosse esterco de vaca?

Na estrada encontrou o chacal e pediu-lhe que voltasse para trás com ela e que falasse com o homenzarão que se instalara na sua casa. O chacal anuiu e, quando chegaram ao local, latiu forte e disse: – Quem está na casa da minha amiga lebre?

A lagarta respondeu: Eu sou um guerreiro, filho do homem de alta estatura, ao qual, na batalha de Kurtiale, se desprenderam os anéis do tornozelo. Eu derrubo o rinoceronte e transformo em esterco de vaca o elefante. Eu sou invencível!

Ao ouvir esta resposta, o chacal disse: – Eu não posso fazer nada contra semelhante homem – e se afastou.

Então a lebre procurou o leopardo e pediu-lhe que fosse falar com o homem que estava na sua casa. O leopardo, chegando ao local rugiu:- Quem está na casa de minha amiga lebre?

A lagarta respondeu, como havia respondido ao chacal e o leopardo disse:- Se esmaga um elefante e o rinoceronte, também me esmagara.

Saíram novamente e a lebre procurou o rinoceronte . Este,ao chegar a casa da lebre, perguntou quem lá estava, mas quando ouviu a resposta da lagarta, disse:- Como! Pode espezinhar-me no solo? Então será melhor eu fugir!

Então a lebre tentou com o elefante e lhe pediu que viesse ajudá-la, mas quando ouviu o que a lagarta dizia, o elefante declarou que não tinha desejo algum se ser espezinhado como se fosse esterco de vaca e foi-se embora.

Naquele momento passava pro ali uma rã e a lebre perguntou-lhe se ela poderia expulsar de sua casa o homem que tinha vencido todos os animais. A rã aproximou-se da porta e perguntou que estava lá dentro. Obteve a mesma resposta que haviam obtido os outros animais, mas ela, no ligar de se ir embora, aproximou-se ainda mais e disse: – Cheguei eu que sou forte e salteadora. O meu traseiro é como uma catapulta e Deus me fez horrível.

Quando a lagarta ouviu isto, pôs-se a tremer e, apenas viu a rã que se aproximava, disse:- Eu sou somente uma lagarta.

Os animais, que se tinham reunido em redor, agarraram-na e a arrastaram para fora; e todos riam do incomodo que ela havia dado.

Extraído de: Maravilhas do Conto Africano

Seleção: Fernando Correa da silva

Tradução: Maria Adelaide B. Nunes

Editora Cultrix 

 

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Rolar para cima