contar e encantar

Contar e encantar: a arte da narrativa oral – Curso de Contação de Histórias

Qualquer pessoa que se proponha a contar histórias, precisa fazer três perguntas: o que contar, como contar e por que contar?! Essas perguntas direcionam seu processo de formação, sua escolha de repertório e sua performance. Na Casa do Contador de Histórias trabalhamos, com histórias arquetípicas, mitos, lendas, fábulas e contos de fadas. Histórias de tradições orais ou autorais, além disso, estudamos a psicologia analítica (Jung), a jornada do herói (Campbell) e a antroposofia (Steiner). São essas histórias e essas teorias que fundamentam o nosso contar.  O contar histórias, para nós, é alimentar a alma e o corpo, é uma conversa entre inconscientes de quem conta, de quem ouve e da ancestralidade. O Curso “Contar e encantar: a arte da narrativa oral” abordará especificamente a performance do contador, fundamentada na perspectiva da CASA.

INDICADO PARA A FORMAÇÃO DE :

-Contadores de história alinhados com a filosofia da CASA;

– Professores que desejam contar histórias para alunos da Educação Infantil ao Ensino Superior;

– Profissionais que desejam aliar a contação de histórias a seu trabalho: terapeutas, publicitários, jornalistas, advogados e afins.

Conteúdos do Curso

1.JORNADA DO HERÓI: ETAPAS DA JORNADA

2. A NEUROCIÊNCIA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

4. IMAGENS, MEMÓRIAS E EXPERENCIAÇÃO DA HISTÓRIA

5. TÉCNICAS DE CONTAÇÃO

Formato do Curso e Materiais

A expressão: “Não se ensina a contar histórias, se ensina a aprender a contar histórias” exemplifica a opção metodológica e o formato das aulas deste curso: exploração e análise dos conteúdos acima citados com o objetivo de ensinar a “ver”, para que o contador em formação faça a sua síntese, encontre a sua identidade de contador de histórias.

Haverá uma aula expositiva, via ZOOM, com interação dos alunos em tempo real. Essa aula ficará gravada e a disposição dos alunos.  Data: 20 de maio, sábado – 14h às  17h

Curso completo no Classroom, com vídeos gravados e textos, com acesso permanente ao aluno. Acesso imediato após inscrição.

Uma aula presencial, na Casa do Contador de Histórias, em Curitiba. Data: 27 de maio – 9h  às 18h

Adquirindo o curso, você terá acesso a certificação de 20 horas.

Para inscrições, acesse o formulário:

https://forms.gle/EAZFqjtc1kQvEERM7

Informações com a Adri, no watts: 41 984415329

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to Top