Papai e mamãe, orgulhosos, diziam aos amigos:
– Estrelinha já nasceubrilhante!
De fato, Estrelinha tinha tantas qualidades, que não precisava esforçar-se para iluminar os ambientes da casa. Ela ansiava, porém, pelo dia em que poderia reunir-se às outras estrelas que iluminavam o céu.
Quando esse dia chegou, sua roupa de festa já estava preparada. Ela havia escolhido um sedoso tecido transparente, que não encobria sua luz. No dia de sua festa de debutante, não havia nuvens no céu escuro e, as estrelas, esforçavam-se para tornar aquela noite inesquecível.
Estrelinha foi recebida por uma assistente de Vênus, que a guiava até ela, dizendo:
– Seu nome é Vênus, por causa de sua luz e beleza. À noite quando aparece no céu, é um dos astros mais reluzentes, só não é mais brilhante que a Lua. Da Terra, pode ser vista a olho nu a qualquer hora de um dia de céu limpo, sendo necessário apenas conhecer sua localização na hora da observação e desde que não esteja visualmente muito próxima do Sol. Ela é conhecida como Estrela Dalva ou Estrela do Pastor.
Ao chegar diante de Vênus, Estrelinha sentiu-se observada atentamente pela estela que respondeu ao seu cumprimento, dizendo:
– Não tinha uma roupinha mais discreta não? – e saiu, dando-lhe as costas, seguida por todas as constelações zodiacais: Aries (Carneiro), Taurus (Touro), Gemini (Gêmeos), Câncer (Caranguejo), Leo (Leão), Virgo (Virgem), Libra (Balança), Scorpius (Escorpião), Sagittarius (Sagitário), Capricornus (Capricórnio), Aquarius (Aquário), Pisces (Peixes) e Ophiuchus (Ofiúco).
Estrelinha voltou para casa tristonha e pediu para sua mãe:
– Faz pra mim, um novo vestido, com um tecido mais grosso?
Diante do espanto da mãe, acrescentou:
– Não me importo de esconder meu brilho. Hoje senti muito frio!
Agora, Estrelinha pode não ter o seu brilho exterior visível na Terra, mas no céu, cheia de amigos, sua simpatia reina absoluta.
Lenise Resende
Extraído de: “Estrela – do Latim stella s. f., astro com luz própria”